É já no próximo dia 23 de novembro que a Exposição "Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber fazer ancestral" estará a representar Portugal na 4ª edição da Bienal De Mains de Maîtres sob o tema O Gesto e o Território. A participação ocupará uma área expositiva de cerca de 460 m2, com a apresentação de cerca de 60 peças de 54 artesãos e pequenas unidades de produção nacionais, colocando em evidência o reconhecimento da atualidade e relevância para a sociedade contemporânea da produção artesanal apoiada em conhecimentos ancestrais. A realização de oficinas no ESPAÇO SABER FAZER é parte integrante da exposição, com o objetivo de proporcionar um contacto direto com materiais, matérias-primas, técnicas e uma experiência de iniciação em seis artes diferentes, conduzida pelas artesãs e artesãos, detentores desse conhecimento.
A representação oficial portuguesa na Bienal terá como fio condutor enfatizar a missão que preside ao Programa Saber Fazer. O projeto curatorial é da responsabilidade da Direção-Geral das Artes, através do Programa Saber Fazer, com consultoria da The Home Project Design Studio - THP.
A Bienal De Mains de Maîtres tem vindo a afirmar-se, desde 2016, como uma iniciativa que pretende oferecer uma ampla representação de trabalhos de exceção de artesãos e criadores, num universo de obras entre a arte e o artesanato, que retira a sua vitalidade e modernidade da transmissão de gestos e da busca perpétua da inovação. Conta com o apoio de SS.AA.RR. os Grão-Duques do Luxemburgo, os Ministérios da Cultura e da Economia e a Câmara de Comércio e o Banco Nacional do Luxemburgo. Este ano Portugal é o país convidado da Bienal.
_