23 — 26 nov.
Programa Saber Fazer Apresenta Peças de 54 Artesãos no Luxemburgo
4ª Edição da Bienal de Mains de Maîtres
Saber mais
02 — 03 nov.
O Congresso Internacional - A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas pretende assinalar os 20 anos sobre a aprovação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO e os 10 anos sobre a criação da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Ligando Patrimónios, sediada na Universidade de Évora.
Assim, para assinalar esta dupla efeméride, a Cátedra UNESCO da Universidade de Évora organiza este congresso nos dias 2 e 3 de novembro no Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo, procurando proporcionar um momento de balanço acerca das políticas e práticas nas quais a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO se sustenta, assim como das suas repercussões nas comunidades ou nos indivíduos que viram reconhecidas as suas expressões culturais imateriais.
A participação da Direção-Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer Portugal, no congresso internacional - A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas revela-se particularmente útil e necessária para a associação a todos os agentes que atuam no setor das artes e ofícios de matriz ancestral, desde artesãos, associações de desenvolvimento local, entidades ligadas ao ensino profissional, municípios a unidades de investigação, entre outros, considerando a pertinência da persecução do trabalho em rede e de forma colaborativa com todos os que atuam no sector com competências, experiência e conhecimento consolidados; apoiando-se igualmente na investigação produzida nesta área, promovendo novos desenvolvimentos; caminhando conjuntamente na identificação e implementação de medidas para a salvaguarda e desenvolvimento sustentável da produção artesanal tradicional.
Programa
8:00-9:00
Sala anexa ao Anfiteatro
Receção dos participantes
9:00 - 9:30
Anfi. 131
Conferência de abertura
Marc Jacobs (U. Antuérpia / U. Bruxelas UNESCO Chairholder)
Mutatis Mutandis
10:30 - 10:45
Intervalo – Coffee Break
10:45 - 12:00
Anfi.131
Sessão 1 - Políticas públicas para o PCI
José Ricardo Oriá Fernandes (IBDCULT)
O Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil pela via legislativa: situação e impasses
Maria João Moreira (Instituto Politécnico de Portalegre)
A (in) sustentabilidade na gestão dos Itinerário de Peregrinação. O caso dos Itinerários certificados do Caminho de Santiago em Portugal
Amandine Leporc (Université de Pau et des Pays de l’Adour / Universitatea de Vest din Timisoara)
Perception et gouvernance du patrimoine culturel immatériel au niveau local: une étude de cas franco-roumaine
10:45 - 12:00
Sala 124
Sessão 2 - Património do Mediterrâneo
Sónia Bombico (U. Évora / UNIMED, UNESCO Chair)
Património Cultural Mediterrânico: podemos falar de um conceito?
Alexandra Rodrigues Gonçalves (U. Algarve)
The Mediterranean Diet: A Multifaceted Intangible Cultural Heritage and its Relationship with Tourism
Marco Romagnoli (Université Laval)
The Wanderings of the Mediterranean Diet: from Gastrodiplomacy to Food Tourism
12:00 - 13:15
Anfi .131
Sessão 3 - Educação e Valorização do Património I / Education and Heritage Valorisation
Teresa Simão (CIDEHUS / UNESCO Chair)
O papel dos jovens do ensino básico na salvaguarda do Património Imaterial
Fábio Luiz da Silva de Sousa Leão (AIC)
Conexão Comunidade: identidade, memória e território
Marta Silva (A Oficina) & Helena Pinto (CITCEM / FLUP)
“Pergunta ao Tempo” da Casa da Memória de Guimarães: o património cultural imaterial na relação museu-escola-comunidade
12:00 - 13:15
Sala 124
Sessão 4 -Tradições e expressões orais I
Mara Castro (IPC/UNESCO chair) & Natália Pires (IPC/UNESCO Chair)
Serious Escape Games: narrativas experienciais como via para a perceção e valorização do património cultural
Ana Maria Paiva Morão (U. Lisboa / CLEPUL)
“Acudamos a tudo, enquanto é tempo (Leite de Vasconcelos)” - Algumas questões à roda da recolha e salvaguarda da Literatura Oral Tradicional.
Lina Santos Mendonça (U. Lisboa / CLEPUL)
Entre as fronteiras dos géneros da Literatura Oral Tradicional Portuguesa
13:15 - 15:00
Almoço
16:00 - 17:00
Anfi. 131
Alexandra Rodrigues Gonçalves (U. Algarve)
Intangible Cultural Heritage, Tourism and Sustainability: Opportunities and Challenges
16:00 – 17:15
Anfi. 131
Sessão 5 - Rituais e eventos festivos
José Filipe Silva (CIDEHUS / Cátedra UNESCO) & Rui Ferreira (UNESCO chair)
Semana Santa: património cultural imaterial do Entre-Douro-e-Minho
Mª Emília Pires Nogueiro (Instituto Politécnico de Bragança)
Rituais da Quaresma e Semana Santa em Mogadouro
César Costa (U. Porto)
Semana Santa de Santa Maria da Feira: entre a tradição e a contemporaneidade
16:00 – 17:15
Sala 124
Sessão 6 - Património Cultural Imaterial e Sociedade
Anita Mattes (Universidade de Joinville)
Um patrimônio não nasce, torna-se: a mulher no patrimônio imaterial brasileiro
Mario S. Corveddu (Università Cattolica del Sacro Cuore) & José Luis Ramírez Luengo (U. Complutense de Madrid)
La recuperación (léxica) del patrimonio técnico y científico de la Hispanoamérica colonial y republicana: el proyecto CORDICTAM (Corpus Diacrónico de la Ciencia ya Técnica Americanas)
Carla Ribeiro (Instituto Politécnico do Porto / U. Porto - CITCEM)
O Galo de Barcelos: um objecto, muitas histórias
17:15 - 17:30
Intervalo – Coffee break
17:30 - 18:45
Anfi. 131
Sessão 7 - Memória e Património
Armando Quintas (U. Évora / CIDEHUS)
Indústria dos mármores do Alentejo (Portugal). Reconstruindo a memória e a imaterialidade
Brígida Baptista (NOVA FCSH)
O património imaterial da antiga armação de pesca do atum da praia do Barril, Santa Luzia (Tavira)
Carmo Daun e Lorena (NOVA FCSH)
Heranças comuns em diferentes culturas e geografias: o caso do património baleeiro dos Açores e Cabo Verde
17:30 - 18:45
Sala 124
Salvaguarda e valorização do saber-fazer tradicional I
Mª. João Ferreira (DGArtes) & Ana Botas (DGArtes)
O Programa Nacional Saber Fazer
Stéphanie Barioz Aquilon (Inventaire du Patrimoine)
Le savoir-faire jardinier lié à la culture des orangers d’ornement dans les grands domaines historiques européens, un patrimoine culturel immatériel?
23 — 26 nov.
4ª Edição da Bienal de Mains de Maîtres
Saber mais
23 — 27 nov.
Saber mais
22 — 27 nov.
Saber mais
19 — 21 out.
A Direção-Geral das Artes, através do Programa Saber Fazer é coorganizador da iniciativa “O Fio de seda: Saberes partilhados” juntamente com o @Município de Castelo Branco.
Saber mais
17 — 22 out.
Para assinalar os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que se comemora a 17 de outubro, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) organizou a iniciativas “FESTA”, envolvendo membros da Rede Nacional do Património Cultural Imaterial e dinamizadores de dezenas de manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI).
Saber mais
13 — 14 out.
A Direção-Geral das Artes, através do Programa Saber Fazer é coorganizador da iniciativa “Palitos de Lorvão: Saberes Partilhados” juntamente com o Município de Penacova para a valorização e promoção do processo de produção artesanal de palitos de Lorvão
Saber mais
09 out.
Na próxima segunda-feira, 9 de outubro, será apresentada a Exposição "Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber fazer ancestral" que representará Portugal na 4ª edição da Bienal De Mains de Maîtres sob o tema O Gesto e o Território. A sessão, que decorrerá no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, às 14h30, contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues e do Comissário-Geral da Bienal, Jean-Marc Dimanche.
Saber mais
15 — 23 set.
Os Encontros do Barro Negro são enquadrados na forma de Laboratório de Intervenção Territorial (LIT), uma proposta do Programa Nacional Saber Fazer que visa a dinamização dos lugares das práticas artesanais através do encontro, da cocriação e da interdisciplinaridade; a integração da produção artesanal na promoção comercial do património cultural, e viabilizar o acesso aos produtos e serviços artesanais de forma contextualizada, informada e criativa.
Saber mais