Saltar para conteúdo principal

Laboratório de Intervenção Territorial Odemira: Da paisagem à sonoridade

Notícias

31 mai. 30 jun.

  • Viola Campaniça e peças em esparto serão o foco de várias iniciativas de promoção de artes e ofícios ancestrais, em Odemira, durante o mês de junho;

       

  • Programa Saber Fazer promove oficinas, workshops, conversas e exposições sob o mote: «Odemira: da paisagem à sonoridade».

    

Como se constrói a maior viola portuguesa? Quais os segredos deste instrumento alentejano? E o esparto, para que serve? O que se faz com ele? As respostas a estas e outras perguntas podem ser encontradas nas escolas, na biblioteca e nos campos de Odemira, durante o mês de junho, quando a Direção-Geral das Artes (DGARTES), através do Programa Saber Fazer, dedicar um conjunto de iniciativas a duas áreas de produção que marcam a região: a construção da Viola Campaniça e a utilização de fibras vegetais silvestre, em especial o esparto, no desenvolvimento de peças artesanais.

    

“Este é mais um passo no sentido de reconhecer a produção artesanal tradicional como uma atividade cultural relevante e com futuro”, explica o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

    

«Odemira: da paisagem à sonoridade» é o tema de mais um Laboratório de Intervenção Territorial promovido pelo Programa Saber Fazer. O objetivo destes laboratórios é dinamizar as práticas artesanais locais, em articulação com escolas e outras entidades das regiões. No caso de Odemira, várias instituições de ensino vão receber oficinas, enquanto para a Biblioteca Municipal ficará reservada a apresentação de parte da exposição «Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral», que integra peças produzidas um pouco por todo o País, incluindo Odemira.

    

O Laboratório arranca dia 31 de maio, no Agrupamento de Escolas de Saboia e Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Mil Fontes, com a oficina de construção da Viola Campaniça, dinamizada por Pedro Mendes, Carlos Loução e Joaquim Loução. No mesmo dia, no Agrupamento de Escolas de Saboia, Bruno Constâncio e Ana Gabriela Mendes desenvolvem a oficia do esparto.

    

A DGARTES, através do Programa Saber Fazer é coorganizadora deste Laboratório de Intervenção Territorial, juntamento com o Município de Odemira e a CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira.

    

    

PROGRAMA

FAZER

Oficinas

31 maio:

  • Oficina escolares de esparto, com Bruno Constâncio e Ana Gabriel

Local: Agrupamento de Escolas de Saboia

  •  Oficina de viola campaniça, com Pedro Mestre, Carlos Loução e Joaquim Loução

Local: Agrupamento de Escolas de Odemira e Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes

1 de junho:

  •   Oficinas de esparto, dia inteiro, Bruno Constâncio e Vitória Pacheco no espaço Criar, Odemira
  •   Oficina de viola campaniça, com Daniel Luz e Manuel Vilela, São Teotónio.

2 de junho:

  • Saída ao campo, pela manhã, com Vitória Pacheco, para colheita do esparto

CONHECER

Exposição - Publicações - Conversas 

 1 junho

  • Inauguração da exposição Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral

Hora: 17:30

Local: Biblioteca Municipal de Odemira 

30 junho

  •  Conversa informal Viola Campaniça, lançamento da Rota da Viola de Arame e apresentação do Livro, momento musical

Hora: 10:00 – 13:00

Local: Quintal da Música

ENCONTRAR

Visitas

Junho

  • Visitas guiadas à exposição «Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral», mediante marcação prévia
  • Visitas ao Centro CVVCCI - Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, na Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras (inaugura a dia 15 junho), mediante marcação prévia

Outras notícias

16 nov.

Sessão de apresentação do Livro “Bordados, Cerâmica, Cutelaria: diálogos nas Caldas da Rainha”

O Programa Saber Fazer, implementado pela Direção-Geral das Artes, promove a obra “Bordados, Cerâmica e Cutelaria: diálogos nas Caldas da Rainha”, em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Este livro reúne os contributos de especialistas que destacam a importância do setor das artes e ofícios.

Saber mais

20 jul.

O Programa Nacional Saber Fazer marcará presença na 46ª edição da Feira Nacional de Artesanato Vila do Conde,

O Programa Saber Fazer marcará presença na 46ª edição da Feira Nacional de Artesanato Vila do Conde durante os dias 20 a 22 de julho.

Saber mais

01 30 jun.

Fórum artes e ofícios

O Fórum Artes e Ofícios gera discussão sobre a urgência da aprendizagem pela prática, do seu reconhecimento, mas também sobre a valorização contemporânea das artes e ofícios vernaculares.

Saber mais

01 02 jun.

Oficina de Esparto, com Bruno Constâncio e Vitória Pacheco

A oficina “O Esparto Cru”, orientada por Bruno Constâncio e Vitória Pacheco, apresenta esta matéria-prima, útil e durável, através de diferentes técnicas e as suas várias aplicações.

Saber mais

01 jun.

Oficina de construção de Viola Campaniça, com Daniel Luz e Manuel Vilela

Esta oficina tem por objetivo abordar as etapas básicas da construção destes instrumentos, mostrar os diferentes tipos de madeira, proceder à execução do tampo e fundo da viola e aprender de que forma se curva a madeira que dá corpo às ilhargas do instrumento.

Saber mais

03 mai.

Direção-Geral das Artes lança livro que reúne artes e ofícios portugueses

A Direção-Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer, apresenta no próximo dia 4 de maio o livro "Programa Nacional Saber Fazer Portugal" no Centro de Artes das Caldas da Rainha

Saber mais

24 28 abr.

Programa Saber Fazer representa Portugal na Rio Artes Manuais

Fátima Lopes e Isabel Martins estarão no Rio Artes, no Rio de Janeiro, a promover artesanato português com séculos de história.

Saber mais

23 26 nov.

Programa Saber Fazer Apresenta Peças de 54 Artesãos no Luxemburgo

4ª Edição da Bienal de Mains de Maîtres

Saber mais

23 27 nov.

"Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber fazer ancestral” abriu hoje ao público

Saber mais

22 27 nov.

Espaço Fazer Inaugura Oficinas Artesanais na Bienal do Luxemburgo

Saber mais

02 03 nov.

Congresso Internacional - A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas

O Congresso Internacional - A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas pretende assinalar os 20 anos sobre a aprovação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO e os 10 anos sobre a criação da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Ligando Patrimónios, sediada na Universidade de Évora.

Saber mais

19 21 out.

Laboratório de Intervenção Territorial | O Fio de seda: Saberes partilhados

A Direção-Geral das Artes, através do Programa Saber Fazer é coorganizador da iniciativa “O Fio de seda: Saberes partilhados” juntamente com o @Município de Castelo Branco.

Saber mais

17 22 out.

A Festa 20 anos da Convenção UNESCO | Portugal Imaterial

Para assinalar os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que se comemora a 17 de outubro, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) organizou a iniciativas “FESTA”, envolvendo membros da Rede Nacional do Património Cultural Imaterial e dinamizadores de dezenas de manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI).

Saber mais

13 14 out.

Laboratório de Intervenção Territorial | Palitos de Lorvão: Saberes Partilhados

A Direção-Geral das Artes, através do Programa Saber Fazer é coorganizador da iniciativa “Palitos de Lorvão: Saberes Partilhados” juntamente com o Município de Penacova para a valorização e promoção do processo de produção artesanal de palitos de Lorvão

Saber mais

09 out.

Apresentação da exposição “Produção Artesanal Portuguesa"

Na próxima segunda-feira, 9 de outubro, será apresentada a Exposição "Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber fazer ancestral" que representará Portugal na 4ª edição da Bienal De Mains de Maîtres sob o tema O Gesto e o Território. A sessão, que decorrerá no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, às 14h30, contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues e do Comissário-Geral da Bienal, Jean-Marc Dimanche.

Saber mais

15 23 set.

Apanhar o Tempo: Encontros do barro negro de Castro Daire: Oficina, Conferência, Exposição

Os Encontros do Barro Negro são enquadrados na forma de Laboratório de Intervenção Territorial (LIT), uma proposta do Programa Nacional Saber Fazer que visa a dinamização dos lugares das práticas artesanais através do encontro, da cocriação e da interdisciplinaridade; a integração da produção artesanal na promoção comercial do património cultural, e viabilizar o acesso aos produtos e serviços artesanais de forma contextualizada, informada e criativa.

Saber mais