O Programa Nacional Saber Fazer e o Museu de Lanifícios – Real Fábrica Veiga organizam, no dia 12 e 13 de maio, uma Masterclass de Tecelagem gratuita com o formador e artesão Fernando Rei.
Local: Museu de Lanifícios – Real Fábrica Veiga
Carga Horária: 16 horas (8 horas por dia)
Datas: 12 e 13 de maio
Horário: 09:00 – 18:00
N.º Participantes: 10
Inscrição: info.saberfazer@dgartes.pt
Nota: seleção por ordem de chegada, obrigatoriedade de participar nos dois dias de formação, e indicar a experiência em tecelagem.
Serão aceites inscrições até 10 de maio, às 18h00.
Fernando Rei, é tecelão, formador e animador sociocultural. Desde cedo, desenvolveu uma forte ligação às expressões culturais tradicionais, encontrando na tecelagem uma forma de preservar e reinventar saberes ancestrais. No seu percurso pela tecelagem, já recebeu reconhecimento em concursos de artesanato, destacando-se a participação em várias edições da FIA (Feira Internacional de Artesanato) onde já recebeu o 1.º Prémio de Artesanato Tradicional e menções honrosas. A nível de moda tem recebido sucessivos prémios no Concurso Internacional de Criadores de Moda de Vila Verde. Paralelamente, tem sido um dinamizador da formação na área têxtil, promovendo oficinas e partilhas de conhecimento que visam revitalizar a tecelagem manual.
O Laboratório de Intervenção Territorial “Covilhã: Tecer Saberes” é uma iniciativa coorganizada pela Direção-Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer, em colaboração com o Município da Covilhã, a Trienal de Design da Covilhã, a Universidade da Beira Interior e o Plano Nacional das Artes.