Artesãos, matérias-primas, conhecimentos e tecnologias que contam a história viva das artes e dos ofícios portugueses. É essa a informação que a Direção-Geral das Artes decidiu reunir no livro “Programa Saber Fazer Portugal”. A obra será lançada no Centro de Artes das Caldas da Rainha, no próximo dia 4 de maio, pelas 14h30, pelo Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Lurdes Craveiro.
“O lançamento deste livro constitui mais um passo decisivo no objetivo de promover o saber-fazer português, dando a conhecer uma vasta rede de colaboração entre artesãos, artífices e pequenas unidades de produção que valorizam saberes ancestrais. Depois do repositório digital, esta obra materializa um trabalho de investigação e promoção que tem de estar ao serviço do País, dando a conhecer um património que encontra raízes no passado para se projetar em objetos do presente e com futuro.” explica o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.
A apresentação do livro contará ainda com a presença de vários artesãos, da cutelaria aos bordados, passando pela cerâmica, reunidos numa mesa de conversa moderada por Teresa Perdigão: Principelina Loução (Bordados); Carlos Enxuto (Cerâmica); Paulo Tuna (Cutelaria das Caldas da Rainha); Gilberto Ferreira (Cutelaria de Bragança).
O livro apresenta as linhas estratégicas do Programa Saber Fazer, de forma a enquadrar as artes que integram o repositório digital, as Rotas e a Rede Saber Fazer, assim como os Laboratórios de Intervenção Territorial e todas as outras atividades em curso, incluindo a Exposição “Produção artesanal portuguesa; a atualidade do Saber-Fazer ancestral”.