Sobre
Salvaguarda, reconhecimento e promoção das artes e ofícios em Portugal
O Programa Saber Fazer tem como missão principal apresentar a produção artesanal tradicional como um setor viável, sustentável e relevante, procurando destacar o trabalho das artesãs e dos artesãos, bem como os produtos, processos e materiais, na sua relação com o contexto sociocultural e a paisagem natural.
Objetivos
- Criar um espaço de referência para as artes e ofícios em território nacional;
- Promover a produção artesanal tradicional como atividade contemporânea;
- Criar acessibilidade informada para os produtos e serviços de artesãs e artesãos;
- Valorizar as dimensões social, cultural e económica das artes e ofícios;
- Atualizar a imagem e representação das artes e ofícios, como um setor viável e com relevância para as necessidades da sociedade atual;
- Reunir e disponibilizar documentação sobre as artes e ofícios tradicionais;
- Promover a partilha de experiências e a aprendizagem informal das técnicas artesanais tradicionais;
- Apresentar a manufatura como uma alternativa sustentável à produção de bens industriais.
A Plataforma digital Saber Fazer referencia as atividades artesanais tradicionais existentes em Portugal, articulando as diferentes artes com entidades, espaços criativos, documentação existente, projetos independentes e outros recursos relacionados. Esta plataforma organiza, relaciona e dá acesso a informação sobre materiais naturais, os artesãos e as tecnologias que os transformam e os locais onde podemos ganhar mais conhecimento sobre as práticas.
O Programa Nacional Saber Fazer Portugal
O Programa Saber Fazer, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 89/2020, de 23 de outubro, contém uma estratégia nacional para as artes e ofícios tradicionais para os anos de 2021-2025 e resulta do reconhecimento da importância de que o setor da produção artesanal pode ter na sociedade contemporânea, criando produtos e serviços que fazem sentido no nosso quotidiano, com viabilidade económica, benefícios ambientais e valor patrimonial.
Este Programa é financiado através do Investimento “RE-C04-i02 – Património Cultural” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e consiste na implementação da medida “C04-i02-m03 – Implementação do Programa Saber Fazer.
Rede Saber Fazer
Por todo o país persistem práticas artesanais que manifestam a identidade heterogénea do território, constituindo-se como uma autêntica rede viva do Saber Fazer. Trata-se de um conhecimento concreto que resiste em pequenas unidades de produção distribuídas pelo país. Estas atividades são apoiadas e desenvolvidas através de programas e equipamentos públicos e privados que importa identificar e conectar em rede.
O setor das artes e ofícios é, também, apoiado e promovido pelas políticas públicas e, no contexto presente, faz sentido reforçar e inovar nesse apoio, potenciando o desenvolvimento de diferentes segmentos e expressões.
A constituição da Rede Portuguesa Saber Fazer é transversal a todos os objetivos e medidas preconizadas pelo Programa Nacional Saber Fazer Portugal. Esta consiste na ativação de relações de proximidade entre todos os agentes que atuam direta ou indiretamente no setor das artes e ofícios, no sentido de caracterizar, informar e agir eficazmente dentro do que são as atribuições de cada um.
Objetivos da Rede Portuguesa Saber Fazer:
- Constituir uma rede de informação, espaços, comunidades e eventos que assumem os referenciais de boas práticas e de qualidade para o setor das Artes e Ofícios;
- Estimular a cooperação institucional e o trabalho em rede a nível nacional e internacional;
- Incentivar o alargamento da partilha de conhecimentos técnicos e artísticos;
- Promover o diálogo e a cooperação entre entidades de várias regiões do país que tenham no seu território práticas e manifestações artesanais comuns.
Ficha técnica
- Coordenação Geral
- Direção-Geral das Artes
- Produção e Coordenação de conteúdos
- Direção-Geral das Artes / Programa Saber Fazer
- Consultoria
- The Home Project Design Studio
- Webdesign e Desenvolvimento
- V–A Studio
- Design Gráfico
- Joana & Mariana
- Ophelia
- Levantamento Fotográfico
- Direção-Geral das Artes
- João Grama / Estúdio Peso
- Lino Silva / Brisa d'Aplausos
- Vasco Célio / Stills
- Administração e Manutenção do site
- Direção-Geral das Artes