Exposição "Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral"
A produção artesanal tradicional é uma parte vital do presente e do futuro. Os produtos e serviços oferecidos por artesãs, artesãos e pequenas manufacturas são uma resposta sustentável aos principais desafios da nossa época - a digitalização, a inteligência artificial, a economia global, a crise climática e a sustentabilidade do planeta. O seu trabalho é executado com técnicas e tecnologias antigas, fazendo um uso consciente dos recursos disponíveis, pelo que resulta em importantes lições para a atualidade, principalmente na forma como apresentam soluções inteligentes e eficazes para o nosso quotidiano. Preservar matérias-primas e práticas vernaculares e nutrir o fascínio por criar com as próprias mãos são passos importantes para alcançar algo novo, ao mesmo tempo preservando e melhorando o existente.
O Simbólico, a Inteligência Material, a Minúcia Técnica e o Abrigo são conceitos que se manifestam e se cruzam de forma mais ou menos evidente em todos os artefactos em destaque, revelando ao mesmo tempo a diversidade de matérias-primas e a sua ligação aos territórios. Sem a pretensão de uma enumeração exaustiva ou da sua valorização individual, pretende-se evidenciar o carácter contemporâneo das peças apresentadas na exposição.
Algumas produções do arquipélago dos Açores foram particularmente destacadas nesta itinerância da Exposição. As peças revelam a diversidade das práticas artesanais das ilhas, como a tecelagem, os bordados, a cerâmica com barro de Santa Maria, a capacharia, a cestaria de vime ou a construção das violas da terra. Estes saberes, enraizados no quotidiano e nas práticas rituais açorianas, representam um legado vivo que se renova, afirmando o engenho local e a continuidade de uma herança feita de gestos, matérias e símbolos, em profunda ligação com o oceano sempre presente no horizonte, que envolve e inspira o território.
A herança coletiva do saber-fazer é aqui representada pelos trabalhos destes mestres que, como seus embaixadores, convidam o visitante a conhecer melhor a atualidade da cultura material e imaterial nacional.