01 — 30 jun.
Fórum artes e ofícios
O Fórum Artes e Ofícios gera discussão sobre a urgência da aprendizagem pela prática, do seu reconhecimento, mas também sobre a valorização contemporânea das artes e ofícios vernaculares.
Saber mais
20 jul.
O Programa Saber Fazer marcará presença na 46ª edição da Feira Nacional de Artesanato Vila do Conde, que se realiza entre 20 de julho e 4 de agosto de 2024. A Feira é organizada pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC).
Durante os dias 20 a 22 de julho, o Programa Nacional Saber Fazer estará presente para a divulgação do Programa, do Repositório e do Livro Saber Fazer junto do público.
No dia 22 irá decorrer uma apresentação do Programa às artesas e artesãos presentes na feira seguida de uma conversa, criando momentos de partilha e reflexão em torno das artes e ofícios.
A Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, proporciona uma oportunidade única para o público de conhecer o trabalho dos artesãos e das técnicas que continuam a ser passadas de geração em geração. Esta edição promete ser um verdadeiro espetáculo de criatividade e tradição, onde cada visitante poderá observar a riqueza cultural das artes manuais portuguesas.
+ Informação
01 — 30 jun.
O Fórum Artes e Ofícios gera discussão sobre a urgência da aprendizagem pela prática, do seu reconhecimento, mas também sobre a valorização contemporânea das artes e ofícios vernaculares.
Saber mais
01 — 02 jun.
A oficina “O Esparto Cru”, orientada por Bruno Constâncio e Vitória Pacheco, apresenta esta matéria-prima, útil e durável, através de diferentes técnicas e as suas várias aplicações.
Saber mais
01 jun.
Esta oficina tem por objetivo abordar as etapas básicas da construção destes instrumentos, mostrar os diferentes tipos de madeira, proceder à execução do tampo e fundo da viola e aprender de que forma se curva a madeira que dá corpo às ilhargas do instrumento.
Saber mais
31 mai. — 30 jun.
Escolas do Alentejo ensinam segredos sobre viola campaniça e a arte de entrelaçar o esparto
Saber mais
03 mai.
A Direção-Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer, apresenta no próximo dia 4 de maio o livro "Programa Nacional Saber Fazer Portugal" no Centro de Artes das Caldas da Rainha
Saber mais
24 — 28 abr.
Fátima Lopes e Isabel Martins estarão no Rio Artes, no Rio de Janeiro, a promover artesanato português com séculos de história.
Saber mais
23 — 26 nov.
4ª Edição da Bienal de Mains de Maîtres
Saber mais
23 — 27 nov.
Saber mais
22 — 27 nov.
Saber mais
02 — 03 nov.
O Congresso Internacional - A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas pretende assinalar os 20 anos sobre a aprovação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO e os 10 anos sobre a criação da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Ligando Patrimónios, sediada na Universidade de Évora.
Saber mais
19 — 21 out.
A Direção-Geral das Artes, através do Programa Saber Fazer é coorganizador da iniciativa “O Fio de seda: Saberes partilhados” juntamente com o @Município de Castelo Branco.
Saber mais
17 — 22 out.
Para assinalar os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que se comemora a 17 de outubro, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) organizou a iniciativas “FESTA”, envolvendo membros da Rede Nacional do Património Cultural Imaterial e dinamizadores de dezenas de manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI).
Saber mais
13 — 14 out.
A Direção-Geral das Artes, através do Programa Saber Fazer é coorganizador da iniciativa “Palitos de Lorvão: Saberes Partilhados” juntamente com o Município de Penacova para a valorização e promoção do processo de produção artesanal de palitos de Lorvão
Saber mais
09 out.
Na próxima segunda-feira, 9 de outubro, será apresentada a Exposição "Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber fazer ancestral" que representará Portugal na 4ª edição da Bienal De Mains de Maîtres sob o tema O Gesto e o Território. A sessão, que decorrerá no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, às 14h30, contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues e do Comissário-Geral da Bienal, Jean-Marc Dimanche.
Saber mais
15 — 23 set.
Os Encontros do Barro Negro são enquadrados na forma de Laboratório de Intervenção Territorial (LIT), uma proposta do Programa Nacional Saber Fazer que visa a dinamização dos lugares das práticas artesanais através do encontro, da cocriação e da interdisciplinaridade; a integração da produção artesanal na promoção comercial do património cultural, e viabilizar o acesso aos produtos e serviços artesanais de forma contextualizada, informada e criativa.
Saber mais