Saltar para conteúdo principal

Cozedura a Lenha e Shino

agenda
curso

19 28 fev.

Escola artes e ofícios da Cerdeira - Home for Creativity

O Curso de Cozedura a Lenha & Shino - Louça para mesa e cozinha é focado na produção de peças utilitárias e na compreensão do processo da produção cerâmica, desde a criação e vidragem da louça, até a cozedura a lenha no nosso forno sem fumo Sasukenei.

    

Durante 10 dias, os participantes irão aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre o processo cerâmico, juntando-se a um pequeno grupo num ambiente acolhedor e colaborativo, orientado por Álvaro Villamañan e Barry Krzywicki.

     

Em primeiro lugar, vai criar potes, canecas, jarros, tigelas grandes e pequenas, através de uma prática intensiva guiada passo a passo pelos nossos formadores, na qual utilizaremos a roda de oleiro e técnicas manuais. Esta aprendizagem permitirá aos participantes desenvolver as suas competências técnicas para a criação de cerâmica funcional e estética.

     

Em segundo lugar, vamos explorar técnicas decorativas avançadas, como decoração em estado de couro, inlay, e esgrafitto, para criar pormenores únicos e intrínsecos nas peças. Além disso, o curso abordará a aplicação de vidrados Shino, utilizando três receitas diferentes e proporcionando uma compreensão aprofundada das camadas de esmalte e das suas aplicações.

    

Em terceiro lugar, os participantes irão experienciar na prática uma cozedura a lenha, uma técnica de cozedura tradicional que confere um carácter único a cada peça. Os participantes aprenderão a enfornar, e como posicionar cada peça para realçar a sua decoração e vidrado utilizado. Acompanhar este processo de cozedura dará ao participante um conhecimento prático e aprofundado das técnicas de cozedura.

     

Formadores

     

Barry Krzywicki apaixonou-se pela cerâmica há mais de 40 anos, enquanto criador, professor e historiador. Já o Álvaro Villamañán descobriu a cerâmica aos 21 anos por mero acaso. Esta dupla junta-se na Cerdeira para partilhar a sua paixão pela cozedura, a lenha e o conhecimento especializado na produção cerâmica. Barry liderou visitas guiadas sobre a história da cerâmica em Espanha, dando aulas e palestras sobre a história da cerâmica espanhola e mexicana, e investigando a tradição espanhola de Lusterware e Majolica. Participou também em residências artísticas, do Reino Unido, nos EUA e a Cuba.

     

Desde o início que Álvaro Villamañán procurou aprender de forma autodidata. As suas peças de cerâmica focam-se em três estilos: louça Kohiki ou Buncheong, usada em grande parte na sua criação de louça utilitária e de mesa; cerâmica Shino, destinada a peças que procuram tons mais quentes, e contrastam com louça Kohiki; e cerâmica cozida em forno Anagama, usada para um estilo mais artístico e livre, nas quais utiliza grés de baixo teor de ferro com grãos de feldspato, influenciado pela cerâmica Shigaraki. 

     

Mais Informação

Cerdeira - Home for Creativity

outros eventos