Escalos de Cima, Castelo Branco
RRota: Ao som das Violas de Arame
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As Rotas Saber Fazer propõem percursos temáticos, sem pontos de partida ou de chegada, através dos quais cada um constrói a sua viagem pelas artes e ofícios artesanais.
Ir ao encontro dos A artesãos nos seus locais de trabalho
Visitar os M museus e outros espaços que preservam e dão a conhecer as histórias dos artefactos e de quem os faz
Experimentar e aprender a fazer em O oficinas e espaços equipados para aprender, de forma informada e acompanhada
Praça de Camões
6000-262 Castelo Branco
272 330 330
oficinaescola.bordado.cb@gmail.com
Palmela Village, Rua Rosa Ramalho, 31-7
2950-580 Quinta do Anjo
962 933 136
geral@sedaecompanhia.com
Rua dos Biscainhos
4700 – 415 Braga
253 204 650
mbiscainhos@museusemonumentos.pt
Rua das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa
213 912 800
geral.mnaa@museusemonumentos.pt
Rua Alfredo Guimarães, s/ n
4800-407 Guimarães
253 423 910
masampaio@museusemonumentos.pt
Largo Dr. José Rodrigues
3000-236 Coimbra
239 853 070
comunicacao.mnmc@museusemonumentos.pt
Rua dos Batoques, n.º 25
5300-091 Bragança
273 382 207
info@braganca.cienciaviva.pt
Largo do Outeiro 13
5180-166 Freixo de Espada À Cinta
279 658 163
museu.seda@cm-fec.pt
Avenida Ilha da Madeira
1400-203 Lisboa
213 041 160
geral@mnetnologia.dgpc.pt
Edifício da antiga Escola Primária,
Rua Joaquim Ferreira de Araújo
4730-280 Marrancos, Vila Verde
253 381 219
919 625 131
museu.linho@cm-vilaverde.pt
Quinta de Urrô, Urrô
4540-659 Arouca
256 940 500
256 941 085
secretaria.geral@scmarouca.com
Um tesouro em forma de fio
A Rota do Fio de Seda propõe um percurso entre vários locais do país com ligações, mais ou menos recentes, à história da seda em Portugal. A produção de seda em território nacional, sobreviveu como uma prática residual e artesanal, maioritariamente doméstica, muito circunscrita a algumas regiões do país. Atualmente, os poucos locais de produção de seda no país são Freixo de Espada à Cinta e Castelo Branco. Apesar de constituírem dois exemplos muito distintos, quer nos métodos de produção e transformação, quer nos seus antecedentes históricos, têm em comum aliarem a produção à componente museológica.
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