Rua de Portugal, 35B 8100-554 Loulé
289 416 198
mail@proactivetur.pt
mapa de Empreita de Palma
A empreita de palma consiste no entrançar de “tiras ripadas” da folha da palmeira-anã, em longas “fitas”, e é um dos elementos mais enraizados na cultura material algarvia. Era utilizada na realização de artefactos do quotidiano rural, no acondicionamento e transporte de bens e alimentos, em objetos para uso doméstico, nos trabalhos agrícolas, na pesca e em alguns objetos de uso pessoal.
Encontrada em matos e matagais xerofílicos, em encostas soalheiras e pedregosas, e menos frequentemente em arribas litorais. Ocorre em solos secos e pedregosos, derivados de arenitos, calcários ou xistos, ácidos ou básicos. Muito abundante nos terrenos calcários do barrocal algarvio e na Andaluzia.
A floração acontece em março e abril. A apanha é feita na hora de maior calor do dia, entre os meses de junho e setembro. Recolhe-se a parte interior designada por cogolhos – os olhos ou núcleos de folhas novas – que é mais tenra e de onde se extraem as fibras mais macias. As folhas separam-nas pelas divisões naturais e colocam-se a secar ao sol durante o dia e a receber a humidade da noite. Durante o processo de secagem não podem apanhar chuva, porque esta torna a fibra escura e menos duradoura. Quando se pretende manter a coloração verde, deve secar à sombra.
Bibliografia
Casa da Empreita
Loulé
Palmas Douradas
São Brás de Alportel
Avenida Ilha da Madeira
1400-203 Lisboa
213 041 160
geral@mnetnologia.dgpc.pt
Casa da Empreita
Loulé
R. de São Sebastião
8950-122 Castro Marim
281 531 232
loja@castromarimlocalmarket.com