Saltar para conteúdo principal

"9 Cores, 3 Geografias" | de Marta Leite

agenda
exposição

04 25 out.

Covilhã

No âmbito das IA - Investigação * Artes - Jornadas de Investigação em Artes - 2024, a decorrer no Auditório da Real Fábrica Veiga do Museu de Lanifícios da UBI no dia 4 de outubro, será inaugurada na Galeria da Real Fábrica Veiga, pelas 17h30, a exposição «9 Cores, 3 Geografias», de Marta Leite.

      

 A exposição «9 Cores, 3 Geografias» estabelece uma ligação entre Berlim (Alemanha), Bío-Bío (Chile) e Covilhã (Portugal), através do potencial cromático de plantas que habitam estas três regiões. Apresenta uma série de experiências pictóricas e de tingimento, respetivamente sobre tecido e papel, concebidas com tintas e banhos de cor extraídos de plantas e vegetais. Este método de trabalho, iniciado em Berlim, onde as tintas foram feitas apenas com cascas de vegetais, frutos silvestres e ervas daninhas, procura seguir uma lógica de compostagem e coleta sustentável. Chama a atenção para plantas ou excedentes de vegetais que muitas vezes passam despercebidos, abrindo uma nova perspetiva sobre o seu potencial.

   

Em Berlim, os territórios apresentados são zonas urbanas cobertas de plantas espontâneas. No caso de Bío-Bío, as plantas remetem para as tradições de tinturaria ancestrais ainda vigentes e em risco devido às empresas florestais que afetam a flora autóctone. Na Covilhã, procedeu-se ao mapeamento cromático da ribeira da Goldra, aludindo à identidade têxtil da região.

   

Em «9 Cores, 3 Geografias» procura-se refletir sobre questões de proteção ambiental e sustentabilidade, abrindo uma nova perspetiva sobre a paisagem, vivenciando-a e interpretando-a através da materialidade cromática da flora que a habita.

      

Consulte mais informações

outros eventos