Saltar para conteúdo principal

Curso de Máscaras, Som e Cerâmica

agenda
curso

14 23 mai.

Escola artes e ofícios da Cerdeira - Home for Creativity

Os instrumentos em cerâmica têm sido usados por várias culturas na América desde os tempos antigos como uma forma de conexão com os elementos. Estes objetos sonoros eram usados para música, dança e diferentes hábitos cotidianos, possuindo um profundo significado, ritual e cerimonial, na vida das comunidades.

    

O curso de Máscaras Sonoras proporcionará uma experiência de aprendizagem imersiva e conectada aos cinco elementos - barro, água, ar, fogo e som. Da Argentina até à Cerdeira, convidamos o Martin e a Julieta para ensinar uma prática ancestral com abordagem contemporânea, fruto do seu trabalho de investigação e experimentação na área.

    

Iniciamos este curso de 10 dias com a cerimónia do som - a porta de entrada para o universo da cerâmica sonora. Perante as múltiplas possibilidades sonoras que a cerâmica nos oferece, vamos estimular a nossa sensibilidade e intenção, que nos acompanhará ao longo do curso.

    

Depois, com todos os materiais e ferramentas necessários, cada participante criará a sua própria máscara em cerâmica, inspirada nas culturas e estéticas ancestrais.

     

Por fim, o grupo irá construir um forno cilíndrico em tijolo, onde as peças produzidas no curso serão cozidas. Característico pela sua facilidade de execução e baixo custo, poderá mais tarde replicar este forno em casa!

    

As técnicas milenares aplicadas na construção e no processo de cozedura são reflexo do legado cultural que tem sido preservado ao longo do tempo na América. O uso do forno de tijolo para cozer as peças em cerâmica é uma prática que combina tradição e arte. O contacto direto com o fogo, a observação das chamas e o controlo da temperatura são experiências únicas que enriquecem o processo criativo da cerâmica.

     

Formadores

Martín Gastón Merlos e Julieta Bilbao são dois ceramistas argentinos. Martín é professor de Cerâmica e Escultura na Universidade Nacional de La Plata (UNLP); a Julieta é fotógrafa, ceramista e gestora cultural. Juntos criaram o projeto Nómada Cerámica.

    

Martín e Julieta especializaram-se em cerâmica sonora, na conceção e produção cerâmica e na conceção e construção de fornos de cerâmica, trabalhando na área há 15 anos. Esta dupla tem vindo a realizar conferências, workshops, residências e concertos em diferentes países na América Latina desde 2017. Este será o seu primeiro workshop a realizar na Europa, a convite da Cerdeira - Home for Creativity.

    

Através da criação de objetos escultóricos sonoros, o trabalho dos Nómada Cerámica traça uma genealogia entre o passado e o presente, tornando viva uma linguagem estética, poética e sagrada que sobrevive na transdisciplinaridade deste projeto, adaptado à inovação na prática artística contemporânea. Neles, coexistem todas estas linguagens: cerâmica, escultura, música, antropologia e arqueologia.

    

Mais Informação

Cerdeira - Home for Creativity

outros eventos