18 mar. — 31 ago.
A evocação de um Mestre: Álvaro Chalana – Já não há quem queira dar/Uma filha a um Oleiro
Saber mais
01 abr. — 17 jun.
Palácio Gama Lobo, Loulé
Ao longo dos últimos anos, a plataforma Origem Comum colaborou com vários artesãos e parceiros para revisitar tecnologias, formas e modelos ancestrais. Aplicando e repensando o conhecimento vernacular próprio de cada lugar, esta colaboração resultou numa coleção de objetos utilitários simples, destinados à nossa vida quotidiana. A exposição apresenta objetos desenvolvidos maioritariamente com a Casa da Empreita e a Oficina de Caldeireiros do Loulé Criativo. Estas peças funcionais feitas em palma, cobre, cortiça e cana são mostradas lado-a-lado com uma série de curtos filmes que oferecem uma perspetiva única e crítica da visão dos artesãos sobre a sua arte e a sua filosofia de trabalho e vida.
Com a apresentação deste projeto fora dos grandes centros urbanos, pretende-se devolver a discussão sobre a cultura material do quotidiano aos meios onde continuam a ser criados produtos em harmonia com o ambiente e a cultura local.
Desta forma, abre-se um espaço para a recontextualização, envolvimento e crítica do saber-fazer vernacular, para que as práticas artesanais integrem a discussão global de alguns dos temas mais pertinentes do nosso tempo: produção sustentável, comércio justo e consumo responsável, mas também o respeito pelo clima e pelo bem-estar em comunidade.
INAUGURAÇÃO
31 de Março (sexta-feira) às 18h.
EVENTOS PARALELOS
Em Maio e Junho, a exposição será enriquecida por dois eventos paralelos. Primeiro, uma conversa sobre os documentários da Origem Comum com o cineasta Jorge Murteira e convidados (data a confirmar), e, em seguida, uma residência artística com Evey Kwong (futurprimitiv).
RESIDÊNCIA
Rooted Craft é um projecto de investigação dedicado a explorar o artesanato rural com novos meios. Propõe-se uma nova abordagem às técnicas de tecelagem rural que outrora foram uma actividade económica próspera na agricultura e no transporte de mercadorias, bem como no uso doméstico. Com a crescente escassez de recursos naturais e uma consciência ambiental cada vez mais disseminada, verifica-se agora um ressurgimento da produção artesanal, recuperando tecnologias ancestrais. Os produtos resultantes respondem à procura de escolhas de consumo mais ecológicas. Com isso em mente, este projecto procura formar novos entendimentos híbridos sobre a tecelagem, através de documentação escrita e visual que integrará a exposição Práticas Situadas. Ao desenvolver uma compreensão mais profunda sobre esta tipologia particular de tecelagem, e ao promover a consciência sobre o modelo de pensamento artesanal, podemos amplificar uma abordagem crítica à produção artesanal e aos valores da sustentabilidade na vida contemporânea.
Evey Kwong (futurprimitiv), designer, investigadora e artesã sediada em Berlim, dedica o seu tempo a aprender sobre os ofícios tradicionais. Nascida na Malásia e formada como designer gráfica na Alemanha, ela documenta culturas materiais locais e tecnologias artesanais com mestres artesãos de todo o mundo.
Mais Informação:
mail@origemcomum.com
18 mar. — 31 ago.
Saber mais
15 abr. — 11 jun.
Saber mais
14 jun.
Saber mais
03 — 09 jun.
Saber mais
03 — 09 jun.
Saber mais
13 jun.
Saber mais
05 — 08 jun.
Saber mais
06 mai. — 31 dez.
Saber mais
23 — 25 jun.
Saber mais
16 jun.
Saber mais
01 jan. — 29 dez.
Saber mais
10 jun.
Saber mais
02 jun. — 22 jul.
Saber mais
30 set. — 01 out.
Saber mais