Saltar para conteúdo principal

Exposição VELO

agenda
exposição

25 jul. 30 set.

Espaço do Artesão, Campanário, Ribeira Brava, Ilha da Madeira

A partir do dia 25 de julho e até 30 de setembro, estará patente, no Espaço do Artesão, em Campanário, a exposição VELO. A sua inauguração irá ocorrer no dia 25 de julho, pelas 16h30.

A exposição VELO é um momento de reflexão sobre uma viagem pelo mundo da lã regional, que decorreu entre 10 a 17 de junho de 2023 na ilha da Madeira, numa altura em que as ovelhas começam a ser tosquiadas antes do grande calor do verão chegar.

A exposição inclui material fotográfico que ilustra momentos dessa viagem. As fotos são da autoria de Ágata Xavier (Lisboa), que acompanhou, em conjunto com Rosa Pomar (Lisboa), o Coletivo Enfia o Barrete (RAM), ao longo de uma semana de trabalho de campo que percorreu a Ilha em busca da lã.

Desta forma, em diálogo com o público, abordamos assuntos, por vezes, difíceis, sobre o futuro e continuidade de uso da matéria-prima que, no passado, era essencial para sobrevivência humana e com a qual cada de um nós já teve um encontro. Todos nós sabemos o que é a lã, mas será que conhecemos a sua realidade? O caminho que percorre da ovelha ao fio e ao artefacto?

O Projeto “Velo” resultou numa recolha fotográfica e videográfica, duas oficinas sobre o processamento da lã, direcionadas à comunidade local, uma open talk no Museu Etnográfico da Madeira sobre o passado, presente e futuro da lã regional, visitas às tosquias, artesãos, núcleos culturais e museus, onde descobrimos, conhecemos, conversamos e registámos os testemunhos das pessoas que ainda trabalham de forma direta ou indireta com esta matéria-prima e os lugares onde a lã regional ainda faz parte da vida da comunidade.

O Espaço do Artesão fica localizado no concelho da Ribeira Brava, no Campanário, Rua Comandante Camacho de Freitas, com o horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 18 horas.

O Projeto “Velo” foi financiado pela Secretaria do Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, Museu Etnográfico da Madeira, e contou com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Brava, do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e da Associação dos Criadores de Gado nas Serras do Poiso.

outros eventos